Batman vs Superman: Resenha e curiosidades

by - 15:06:00

Bom, como puderam perceber, o Retrato está de volta. E eu não fiquei pra trás, to aqui fazendo meu primeiro post de 2016 no novo-velho blog.

Sábado eu e Iarima assistimos (finalmente) Batman vs Superman: A origem da Justiça. Então, juntando o útil ao agradáve, resolvi falar um pouco (nem tão pouco) sobre este controverso filme.

BvS é o segundo filme da extensa lista de filmes que formaram o universo da DC Comics nos cinemas. Chegando um pouco atrasada na corrida cinematográfica contra a Marvel, a DC não ficou pra trás. Mas indo ao que interessa, o filme:
Diferente dos filmes lançados pela concorrência, BvS tem uma atmosfera sombria e séria. Não espere ver situações cômicas, piadas e cenas de ação "divertidas", o clima do filme é contido, com sua primeira parte se assemelhando a um tipo de drama político e cheio de questões sendo propostas sobre o que é ser um super herói de fato. Mas não pense que se trata somente disso, o filme possui ótimas cenas de ação (incluindo o que eu considero a melhor cena de luta protagonizada pelo Batman já transmitida na telona) e muito do que o universo dos quadrinhos deve oferecer.

Apesar de o clima menos familiar e mais dark me agradar muito, foi motivo de reclamação da crítica, junto às referências ao cristianismo e abordagens de temas políticos que o filme faz (que,para mim, deixam o filme muito mais interessante).

A versão do Batman trazida por Snyder para o filme, é baseada na HQ Dark Kinght Returns (O Cavaleiro das Tevas, no Brasil), de Frank Miller, mostra um herói mais velho e, por passar 20 anos lutando contra o crime e enfrentando as consequências disso, mais violento e menos piedoso. O morcegão também se mostra uma figura muito mais macabra e temida do que nas adaptações anteriores, vide sua cena magistral de introdução. Não é apenas o herói que carrega esta aura sombria, seu alter-ego Bruce Wayne também passa uma imagem de um homem amargurado, emocionalmente instável e traumatizado. 

Outro fator que difere também das outras adaptações, é a forma como o herói se move. Com o traje leve e flexível, mas ainda fornecendo a proteção necessária, o cavaleiro das trevas luta com muito mais agilidade e fluidez, sendo o que eu considero a melhor adaptação do herói nessa questão.

O Superman/Clark Kent, já apresentado em "O Homem de Aço", reforça nesse filme seu lado mais humano (apesar de ele não ser um), mostrando suas inseguranças e dúvidas, inclusive a cerca dele próprio.

Tudo que foi dito até agora me agradou muito e me fez amar o filme. Mas será que tudo foi perfeito em BvS? Infelizmente não.
Tenho que concordar com alguns problemas que a crítica negativa aponta, sendo o principal deles, o desenvolvimento do filme. Como fã e conhecendo as histórias em que o filme se inspirou e as histórias dos personagens, isso não foi algo que me prejudicou ou me fez gostar menos do filme, mas entendo porque para algumas pessoas, o passo que começa lento e elaborado e termina numa conclusão corrida e sem explicar algumas coisas, pode incomodar. Eu poderia tentar defender o filme e dizer que conhecendo bem as histórias e os personagens e prestando atenção a alguns detalhes, essas dúvidas deixadas no ar podem ser respondidas, mas não deveria ser necessário que alguém precisasse disso para entender um filme. 

Outro ponto em que acho que o filme pecou foi na introdução da Mulher Maravilha. Sendo uma figura forte e um personagem com uma história tão rica e tão boa, fiquei um pouco decepcionado com a pequena importância que foi dada a ela. Com poucas falas e relativamente poucas aparições, o roteiro ficou devendo o prestígio merecido pela heroína. 

O vilão, Lex Luthor, foi motivo também de reclamação por se diferenciar do gênio maléfico dos quadrinhos e por ter uma motivação considerada por muitos "vazia". Eu particularmente gostei da personalidade do vilão. Por motivos de spoilers, prefiro não discorrer muito sobre os porquês de eu descordar da crítica, mas afirmo que há justificativas para essa diferença e para os motivos de Luthor para querer acabar com o Homem de Aço

Vale lembrar que a versão lançada para o cinema não está completa. O filme sofreu cortes para diminuir o tempo e para ser acessível ao público mais jovem, mas a versão completa com 37 minutos extras e com classificação para maiores de 18 anos será lançada em Blu-Ray com data prevista pra setembro. Talvez alguns desses erros de roteiro sejam explicados ou compensados na versão completa.

Concluindo: BvS continua sendo um ótimo filme, mesmo com todos os seus defeitos. Há de se entender que espremer toda essa história em aproximadamente duas horas e meia de filme não é algo fácil. Com a missão de divertir os fãs (ou não fãs) e de trazer uma proposta diferente de filmes de quadrinhos, mostrando que um filme de super herói pode ser sério e profundo, A Origem da Justiça dá conta do recado.

Pessoalmente, eu amei o filme e considero a melhor versão do Batman já trazida para o cinema. Iarima, que não era muito familiarizada com este universo, também gostou muito do filme e inclusive se interessou bastante sobre estas histórias. Dou nota 9, mas entendo o porque de algumas pessoas não terem gostado e de darem notas mas baixas. Recomendo a todos que independente das críticas e das controvérsias, assistam e tirem suas próprias conclusões.

Algumas curiosidades sobre o filme:

* A personalidade amargurada e paranóica, o visual mais robusto e o traje de Batman no filme, são inspirados na HQ The Dak Knight Returns, de 1986, como dito acima. A hq também mostra um confronto entre o Homem Morcego e o Homem de Aço, porém num contexto totalmente diferente.


* A cena mostrada no trailer em que o Cavaleiro das Trevas desvia de uma rajada de raios do antagonista, faz referência à capa da Graphic Novel.                

















* Na cena do primeiro dialogo entre Clark Kent e Buce Wayne, também mostrada no trailer, podem ser vistos no fundo, quadros do artista Cleon Peterson, que mostram cenas de violência entre entidades de poder absoluto e cidadãos comuns, fazendo referência à questão que o filme mostra, de até onde os heróis podem agir sem ter suas ações supervisionadas. 
                                    


"Poder", em todos os sentidos da palavra, é um dos temas principais abordados no filme. Lex Luthor fala muito sobre o poder e as consequências do mesmo durante todo o longa.



* O filme faz referências religiosas o tempo todo. Desde o tratamento de ser divino dado ao Superman, os discursos feitos pelo vilão Lex, até a lança produzida de Kriptonita pelo Batman para dar fim ao ser "divino" (sendo uma referência à lança que matou Jesus).

E eu deixo vocês por aqui. Foi minha primeira resenha sobre filmes, então pode não ser a melhor de todas, mas espero que gostem e que tenham se animado para assistir o filme, pois, de fato vale a pena!

Até a próxima postagem, paz pra todos!



You May Also Like

40 COMENTÁRIOS

  1. Ainda não assisti BvS, mas sempre acho dificil essas renovações ultrapassarem a essência das histórias clássicas, a impressão que tenho é que se preocupam mais com os efeitos digitais e cinematográficos do que com a importância e personalidade dos personagens, talvez por isso a mulher maravilhada tenha sido uma coadjuvante quase esquecida. De qualquer forma vc me inspirou a assistir o filme, vamos ver o que vou sentir...mas aposto que ja concordo com vc... Bjjsss http://bellymaniacas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de BvS, os efeitos especiais não são o foco. As personalidades, principalmente de Bruce Wayne, são bem exploradas no filme. A forma que foi feita não agradou a todos, mas eu gostei muito de como o lado humano deles foi retratado. Já a mulher maravilha, acredito que não foi tão elaborada pois em breve ela terá um filme próprio, mas mesmo assim poderia ter sido mais participativa no filme. Fico feliz em te-la inspirado a assistir, bjs.

      Excluir
  2. Ainda não assisti, mas as pessoas falam tanto dele que tô supeer ansiosa, pois metade fala bem e a outra metade fala mal! hahaha
    Adorei a resenha! <3

    Beijooo!
    www.tardedioutono.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que essa divisão da crítica instiga ainda mais as pessoas a assistirem. Eu recomendo muito, torço pra que goste assim como eu. E obrigado pelo elogio à resenha hahah. bjs.

      Excluir
  3. Adorei o post sério!! Fui aos cinemas ver o filme também, não me decepcionei, mas ele demora certo tempo até chegar nas cenas que estávamos ansiosos né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sim, o filme tem um passo lento no início. Mas eu gosto do clima de "guerra fria" que é construído na primeira parte.

      Excluir
  4. Posso falar?? Amo os dois e estou doida para ver o filme, mas quem eu quero ver mesmo é a Mulher Deusa Maravilha!! Des de quando conheci a DC quero ver um filme em que ela apareça!!<3
    Beijos|Blog Li Mais Um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tenho expectativas altas para o filme dela. É uma das personagens com melhor história e origem. Espero que não decepcionem, pois a responsabilidade é grande. Bjs.

      Excluir
  5. Ainda não assistir, me deram inveja :v Talvez um dia assisto, sua resenha me deu curiosidade haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha te instigado. Assista que vale a pena!

      Excluir
  6. Ainda não fui assistir, estou esperando o Guerra Civil :D
    Nunca fui tão fã de batman e muito menos do super man... haehuehuahuahe
    Mas adoro os vingadores.

    Gostei da resenha.
    Um beijoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fui fã do Batman, mas também não gostava do Superman hahaha. Mas essa nova versão do herói me agradou. E fica ligada aqui que quando sair o filme, tem resenha da Guerra Civil também! Bjs!

      Excluir
  7. Eu ainda não fui assistir, estava hoje mesmo pensando em assistir e puxando assunto com o crush sobre... Mas como sou nerd até sozinha eu vou tô nem aí! Estou curiosa e as críticas me deixaram mais nessa vibe, sua resenha deu um esclarecimento bom, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Tenta convencer ele!! Antes de assistir, as cíticas positivas e principalmente as negativas me deixaram ainda mais ansioso.

      Excluir
  8. eu quero muito assistir esse filme, mas acabei de dar de cara com um spoiler do tamanho DO MUNDO nos comentários do seu blog e... fiquei um pouco triste :b
    mas, ok... adorei o que você disse do filme, mas não posso falar muito porque ainda vou assistir :) estou babando pelos trailers <3
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ver o spoiler que foi dado. Peço desculpas, mas não deixa de assistir só por isso. O filme ainda tem outras surpresas. Fico feliz que tenha gostado da resenha, bjs.

      Excluir
  9. Arrasou na resenha, eu ainda não assisti o filme, mas pretendo e adorei ler a sua crítica! Beijos www.luzesdefevereiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não assisti, mas nem tenho tanta vontade também hahaha não gosto de filme de super-heroi, então.... Um beijão, Bárbara Lustosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem uma pegada bem diferente e dramática... Talvez te faça mudar de opinião.

      Excluir
  11. Galera, evitem comentar spoilers sobre o filme, ou pelo menos deixem uma indicação de que há spoilers no seu comentário. Muitas pessoas que leem o post não assistiram ao filme ainda. Terei que apagar os comentários que possam estragar a experiência para outras pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Estou louca pra assistir esse filme e com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda :)

    ResponderExcluir
  13. Estão todos falando desse filme e eu ainda não fui ver e estou me desviando dos spoilers direto, mas não tem como não ver. Uma pena. Mas, é a primeira resenha que vejo dizendo que gostaram da atuação do Ben como Batman. Já vi críticas que falaram exatamente o contrário de você: que ele não se adaptou muito bem ao bat. Isso só me faz querer assistir cada vez mais para saber se ele é ou não o melhor na telona.

    www.viciosdevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ele não seja o Batman mais fiel aos quadrinhos. Mas é muito interessante ver um Bruce Wayne mais seguro e maduro socialmente (diferente da versão do Nolan que parecia ser mais recluso socialmente) e ao mesmo tempo mais perturbado, obcecado e emocionalmente instável. Fora as cenas de ação solo dele que foram nota 10. Estou ansioso para um filme dele.

      Excluir
  14. Se eu já estava animada para assistir antes, depois de seu post eu PRECISO urgentemente ver esse filme! rsrsrs Aparentemente há um divisão de opinião que eu nunca tinha visto antes, não nessa proporção.
    Não discordo totalmente dos críticos, mesmo ainda não tendo assistido, imagino que tenham analisado questões cinematográficas apenas. Mas como fã, só de imaginar a quantidade de referência e fanservice do filme me empolga, não me admira que os fãs estejam surtando. Enfim só me resta ver para poder opinar melhor...
    Abraços,
    ~Duda~ www.dudaecami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! É muito bom saber a quantidade de pessoas que ficaram mais animadas pra ver o filme depois da minha resenha. De fato, como falei, entendo o porque de algumas pessoas não gostarem da falta de explicação de algumas coisas e do passo do filme. Mas, mesmo não sendo perfeito (nenhum filme é), ainda vale muito a pena, principalmente para os fãs.

      Excluir
  15. Eu preciso assistir esse filme!! É épico, adorei sua resenha MT bem construída, ótimo post continue assim, seu blog é lindo!! BJ's

    Lennamaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Fico feliz que tenha gostado. Corre pra assistir, eu também tava muito ansioso antes de ver. Ah, e o blog é da minha namorada Iarima hahaha, sou só ajudante aqui, mas obrigado pelo elogio de qualquer forma.

      Excluir
  16. Adorei beijos ❤http://blogpriscilabruno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. A sua resenha está perfeita, muito detalhada mesmo.Eu assisti na quarta com meu filho e gostei muito do filme. bj
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha *--*.Você falou super bem do filme,e fez criticas sem falar mal do filme.Estou curiosa pra assistir,vou esperar o dvd :).Beijos :3

    http://everything2k.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Tembém estou ansioso pra assistir a versão completa em dvd!

      Excluir
  19. Olá, bom dia! Eu não consigo gostar de filmes de super herói! KKK mas eu era viciada em Smallville e assisti as 10 temporadas, então se eu visse esse filme seria apenas por causa do meu amor pelo Supermam! KKK Beijos, Nat.


    www.imcitadin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pelo contrário sempre gostei desse tipo de filme, mas nunca do superman haha. Mas essa nova visão me agradou.

      Excluir
  20. Olá!
    Assim que li o que vc escreveu sobre a mutilação na versão do filme para o cinema, já fiquei com medo de assistir... estou tentada a esperar o blu-ray...rsrs
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma!! Não é nada muito gráfico ahhahaha, pode assistir tranquila. Estou contando os dias pra versão em blu-ray! Beijos.

      Excluir
  21. Sou fã de filmes de heróis, e finalmente fui assistir, apesar de toda essa critica negativa adorei o filme em geral, a única coisa que me incomodou um pouco foi o Lex Luthor, achei ele meio caricato demais. Agora to esperando ansiosa pelo Capitão América e o novo X-Men,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas apesar de tudo gostei do Lex. Acho que é algo meu, mas a cara daquele ator sempre me faz rir hahaha. Também estou ansioso, principalmente para o novo X-men.

      Excluir