Sobre Morar em República

by - 18:47:00

Essa semana as meninas aqui de casa descobriram que tenho Blog e pediram para falar delas, hahaha, então, para ser um post útil, irei contar minha experiência dando algumas dicas de como morar em república. 

Para vocês entenderem melhor, moro há quatro anos longe de casa, já morei em dois apartamentos e com 4 pessoas diferentes nesse tempo, ou seja, deu pra aprender algo... Então vamos lá.

1- Você não mora mais com seus pais
Parece óbvio mas não é. Pra mim principalmente, filha única, estava acostumada a ter tudo na mão, daí você vem morar sozinha e percebe que as louças não se lavam e acumulam (MUITA COISA), que fazer comida é chato, que a casa fica suja muito rápido e que você estava louco pra sair de casa e das regras dos seus pais, mas na hora do vamos ver você só quer um colo de mãe. 

2- Você precisa ter paciência

Mesmo que você more com alguém que você já conhece ou se deu bem de cara (meio difícil) você precisa ter muita paciência, morar com pessoas que você não tem intimidade é difícil, são manias, falta de privacidade, barulhos quando você quer dormir, personalidades diferentes e costumes incômodos. Enfim, são pessoas, pessoas são estranhas, paciência é a chave pra você não sair no tapa as vezes.

3- Devem haver regras

As que morei não tiveram muitas regras, principalmente a primeira... A gente via que estava muito sujo e juntava para limpar... Já nessa segunda casa cheguei e haviam alguns "lembretes" espalhados, como "repor o papel higiênico", "lavar a louça", coisas que são responsáveis pelo bom funcionamento da casa, mas nem sempre a gente respeita kkkk, mas sem regra vira bagunça, então a dica é que tenham alguns limites/regras.

4- Controle seu dinheiro

A não ser que você seja muito rico. Se assim como eu, você não nasceu com essa sorte toda, se controle. Essa é uma dica que eu dou mas não sigo. Já passei váaarios perrengues por ser totalmente descontrolada. Moro no interior do RJ, estudo em faculdade pública, almoço de graça no restaurante universitário e mesmo assim os gastos fixos de moradia, contas de casa e comida ficam em torno de R$600,00. Daí tem suas saidinhas, roupas, e coisitchas avulsas pra gastar, nessa parte aí que rola o descontrole. Dica da minha amiga aqui de casa: Anote tudo que gastar e deixe sempre o do gasto fixo separado.

5- Tente ser amigável

Mesmo que na falsidade, sim, kkkk, eu nunca fui, já passei muita raiva por não me enturmar com as pessoas que morei, já teve gente que quando eu ouvia chegando em casa queria pegar uma faca e enfiar nela, sim. Então, cultive a boa convivência, converse mais com a pessoa que você mora, seja gentil, faça um agrado as vezes, isso com certeza vai mudar pra melhor a harmonia do ambiente. 

6- Suas companheiras de república podem virar suas irmãs
Eu só tive isso com uma menina que morei três meses e depois me sentia completamente sozinha... Esse ano voltei a morar com pessoas que considero amigas e a rep. Paiassa é a melhor formação que conheço. Então se você tiver sorte de fazer esse tipo de amizade, aproveite, vai ser a sua melhor fase na república, cada história de festa e cozinha que não dão pra contar. Então, aproveite, saia, curta, mantenha o amor e ESTUDE, senão você vai passar mais tempo do que o desejado na república. 


Enfim, essas são as dicas que eu gostaria de ter lido antes de morar com pessoas estranhas, essa é a minha experiência, cada caso é um caso... Mas te digo, morar longe da família é muito difícil, são muitas responsabilidades do nada para encarar, mas é algo incrível que não me arrependo nenhum segundo de ter me submetido. 

Agradecimento especial a Sabrina e Pâmela, as fofolets da montagem, elas tem tornado tudo mais fácil e mais legal ultimamente, então gatinhas da PAIASSA, é nóis fechado no dez no baile do Bené <3


Beijos, Iaiá

You May Also Like

6 COMENTÁRIOS

  1. Oie, tudo bem? Nossa, me deu até saudade agora do tempo que morava com república. Realmente é preciso aprender muitas coisas, principalmente a boa convivência. Sempre tive sorte e morei com meninas bem simpáticas, até saíamos juntas. Com relação ao dinheiro é preciso cuidar mesmo, essa dica de anotar é excelente. Adorei o post! Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  2. É complicado você morar em um lugar em que não sabe qual será seu companheiro? Nunca morei em república mas esse seria meu maior "medo", digamos assim. Já pensou é alguém que o santo não bate ou que não sabe viver em grupo... Deve ser muito difícil.

    Beijos,
    www.juliacharan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é super dificil akak nem imagina! volte sempre ao retrato da iaia. bjao

      Excluir
  3. Olar! Tudo beleza?Minha amiga está com planos de morar em um republica em SP e ela me chamou. Eu não acho que esses lugares com quem tenho que no começo conviver com estranhos seja para mim. POis sou até que organizada e as vezes gosto das coisas do meu jeito e muito privacidade, e como eu não tenho muito paciência para pessoas totalmente ao contrario, acho que pode acabar em briga UHSUHSU. MAs quem sabe mais para frente eu tento enfrentar isso.
    BEIJU!

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sdasidhushdiuh pode ser mesmo.. se tentar pode ser uma experiencia incrivel ein... bjss

      Excluir